Escrito por duodigit, em 20/08/2015.

Crises Hídrica e Elétrica devem impulsionar soluções M2M e Internet das Coisas (IoT)

crise_hidrica_250115

Crises hídrica e elétrica, dólar em alta e aumento da inflação pintam um cenário desfavorável para a indústria brasileira neste começo de ano. A Confederação Nacional da Indústria (CNI) recentemente divulgou um estudo que aponta que somente 69,3% das empresas industriais pretendem realizar algum tipo de investimento em 2015, o menor patamar em cinco anos. Em contrapartida, o setor da Internet das Coisas (IoT) pode crescer neste ano justamente por causa das crises de abastecimento e infraestrutura de diversas regiões do país.
Isso ocorre porque a IoT tem grande atuação em setores de infraestrutura, e as crises da água e energia mostraram a importância de desenvolver recursos de gerenciamento como medidores inteligentes e redes conectadas.
Recentemente, um modem profissional desenvolvido pela empresa brasileira Duodigit vem sendo usado em estações meteorológicas que estão em locais de difícil acesso e condições de energia adversa, possibilitando assim o envio de dados sobre o clima em tempo real para uma central de controle. Seu uso vai facilitar a análise de dados e conduzirá estudos que, no futuro, poderão prever com mais confiança crises hídricas e meteorológicas.
O Modem DD3G Duodigit desenvolvido no Brasil é usado também para transmitir informações de dados de medição de água e energia, mesmo em áreas remotas. Essas demandas refletem as necessidades de um país de grandes dimensões e desafios como é o Brasil. As indústrias nacionais dispõem então da tecnologia da Internet das Coisas para minimizar as crises de abastecimento e infraestrutura do país, mantendo essa indústria com enorme potencial de crescimento.