
A Tecnologia a serviço da Agricultura
Escrito por duodigit, em 23/10/2015.
A Tecnologia a serviço da Agricultura
Equipamentos permitem a geração de dados sobre cada operação realizada na fazenda.
O uso de tecnologias de agricultura de precisão como monitores de colheita, sensores de umidade, temperatura e radiação e equipamentos para aplicação variada de sementes, água e fertilizantes é algo cada vez mais comum no País. Além de permitir a automação e o controle mais preciso das operações no campo, esse tipo de tecnologia tem um efeito ainda mais importante: a geração de dados precisos sobre cada operação realizada desde o plantio até a colheita, em cada ponto de uma propriedade rural.
Esse acompanhamento remoto das operações no campo, conhecido como telemetria é usado para gerar automaticamente diversos tipos de recomendações que vão desde a seleção das sementes, criação de mapas de aplicação e irrigação a taxas variadas até a determinação do momento mais adequado para a colheita.
Segundo Luiz Henrique, diretor de tecnologia da empresa Duodigit, o uso integrado do Modem de Comunicação sem fio 2G ou 3G possibilita que todas essas informações sejam coletadas e transmitidas/comunicadas em tempo real a uma central, evitando perda das informações e custos de hora homem na coleta dos dados.
A agricultura digital é uma nova maneira de olhar para o negócio no campo em fazendas de todos os tamanhos, desde as das grandes empresas até a do pequeno produtor. A revisão da automatização de processos por meio de tecnologias cada vez mais acessíveis a todos, melhora a produtividade e reduz desperdícios agregando mais valor ao produto final.
Comentários (00)
Nenhum comentário